COPASA adota o SIRGAS2000(wgs84) e a projeção de Lambert no seu geoprocessamento e cadastro de esgoto e interceptores.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA adota o SIRGAS2000(wgs84) e a projeção de Lambert no seu geoprocessamento e cadastro de esgoto e interceptores.

O CopaGIS é o GIS da COPASA, ou seja a aplicação da tecnologia Geographic Information System (Sistema de Informações Geográficas) no dia-a-dia da empresa. É o novo geoprocessamento, implementado em ambiente colaborativo, que reúne o que há de mais moderno em termos tecnológicos. A implantação do CopaGIS permitiu a atualização tecnológica do ambiente de geoprocessamento da COPASA e sua expansão para outros municípios. Desta forma, constitui o padrão tecnológico a ser implantado em toda a empresa e em todos os processos que necessitem de georeferenciamento.

O CopaGIS utiliza a Projeção Cônica Conforme de Lambert. Esta é a projeção adotada para a Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) e é muito usada quando a área de abrangência dos dados é extensa, a exemplo do Estado de Minas Gerais. Os seguintes parâmetros foram definidos para a base:

- Meridiano Central: -45º W
– Latitude de Origem: -18º S
– 1º Paralelo Padrão: – 15º S
– 2º Paralelo Padrão: – 21º S
– False norting: 5.000.000
– False easting: 5.000.000
– Esferóide: WGS-84
– Datum: WGS-84

About these ads