Ignore as nomenclaturas complicadas de marketing

Diretamente do blog Make It Work Marketing, dicas para você alavancar sua empresa de Georreferenciamento.

KPIs, inbound, outbound, leads, etc. Ou você está aprendendo sobre marketing ou você está apresentando um relatório para superiores.

Entenda: Não estou desfazendo de nomenclaturas e nem da importância do que elas envolvem, mas se você convive com a necessidade de utiliza-las, provavelmente este post não é para você.

Micro e pequenas empresas são enxutas, com quadro de funcionários reduzidos, focadas em resultados, sem se importar em qual termo a sua análise ou estratégia se encaixa.

Utilize os dados de pesquisa e estatísticas disponíveis gratuitamente que todas as plataformas sociais lhe disponibilizam. Você não precisa entender de AdWordsAnalytcs, dentre outros para ter acesso a dados, como por exemplo:

  • Gênero
  • Faixa etária
  • Localização
  • Origem do acesso
  • Acessos únicos
  • Visualizações por página
  • Média de páginas visualizadas por visitante – permanência no site
  • Compartilhamentos
  • Horários de maior acesso
  • Engajamento

Exemplos de onde posso recolher esses dados gratuita e facilmente?

Acompanhe estes dados QUALITATIVAMENTE, associados a observações da sua linha de frente. Tenha conversas diretas com seus vendedores e analise o comportamento de seus clientes.

Muito mais importante do que recolher dados é entender o que eles significam. Acompanhe estes dados CONSTANTEMENTE, semanalmente. Se não é possível, que seja pelo menos 1 vez por mês.

Se conseguir fazer relatórios para comparações futuras, ótimo. Se não, pelo menos vai conseguir pensar mais claramente e criar estratégias mais assertivas.

Quem sabe este seja o início para uma inspiração e aprofundamento maior nas ferramentas mais complexas para otimização online?

E vamos concordar que existe muito trabalho estratégico para fazer off-line!

Não possui um site por falta de verba? Faça um em WordPress. Leia: Tenha um site sempre compatível com as novas mídias sem precisar de investimento.